\\ Pesquise no Blog

domingo, 16 de dezembro de 2012

ativismo poético?

não dá pra sentar em bares e pensar revolução. é foda. a gente acaba brigando. vamos ao wikipedia -
Ativismo, no sentido filosófico, pode ser descrito como qualquer doutrina ou argumentação que privilegie a prática efetiva de transformação da realidade em detrimento da atividade exclusivamente especulativa.
Usualmente, ativismo pode ser entendido como militância ou ação continuada com vistas a uma mudança social ou política, privilegiando a ação direta, através de meios pacíficos ou violentos, que incluem tanto a defesa, propagação e manifestação pública de idéias até a afronta aberta à Lei, chegando inclusive à prática de terrorismo.
ou -
Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a arquitetura, a escultura, a pintura, a escrita, a música, a dança, afotografia, o teatro e o cinema. 
e, mais especificamente -

Teatro, do grego θέατρον (théatron), é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, dediretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Também denomina-se teatro o local apropriado para esta forma de arte.

sei lá. era só pra constar.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

um cineasta ---

Nanni Moretti.

"Aldeia Maracanã - uma luta pela cultura"


Caros amigos,
Entro em contato para divulgar o documentário Yvy Tava - Aldeia Maracanã: uma luta pela cultura.
O vídeo foi produzido pelo coletivo Alambique Cultural em parceria com o Centro Cultural Aldeia Maracanã, ocupação indígena situada no Antigo Museu do Índio, na cidade do Rio de Janeiro.
A ocupação está ameaçada de despejo pelo governo do estado do Rio de Janeiro, cujo o projeto é destruir o centro cultural indígena e construir no local um shopping center e um estacionamento para
a Copa de 2014.
Os indígenas vivem no local há seis anos e desde então lutam pela revitalização do espaço, que vem se consolidado como um centro vivo de referência da memória dos povos originários brasileiros.
Assistam, colaborem, compartilhem!
Segue o link do vídeo:


E, para quem se interessar, encaminho a seguir o link da entrevista  com os indígenas Dethyro Tukano e Carol Potiguara e o defensor público federal Daniel Macedo, realizada na última sexta-feira, 23 na Radio Nacional.


Grande abraço,

Luciana Lima
Almbique Cultural