\\ Pesquise no Blog

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Encaixes

As intuições seguem se proliferando. E, aos poucos, por tanto se multiplicarem, começam a se entrecruzar e fazer costura. Não cabe dizer o quanto isso serve ou não. Cabe - neste momento - apenas acompanhar atento a sua movimentação. Portanto, optei por escrever agora nesta postagem alguns encontros de intuições.

Duas intuições se encontraram fortemente e fizeram nascer outra. São elas: 1ª) os filmes do diretor Christopher Nolan a partir do universo das histórias em quadrinho do Batman, super-herói da DC Comics; 2ª) a ópera, gênero artístico teatral que consiste num drama que se encena sendo acompanhado por música. A partir destas duas intuições, ontem à noite, cheguei a um terceiro elemento: o épico.

Citando diretamente um trecho da busca “teatro épico” no Wikipedia:

O teatro épico consiste em uma forma de composição teatral que polemiza com as unidades de ação, espaço e tempo e com as teorias de linearidade e uniformidade do drama, fundamentadas em determinada compreensão da Poética de Aristóteles elaborada na França renascentista. A catarse perde seu espaço na concepção teatral épica. Não cabe envolver o espectador em uma manta emocional de identidade com o personagem e fazê-lo sentir o drama como algo real, mas sim despertá-lo como um ser social. Segundo Brecht, a catarse torna o homem passivo em relação ao mundo e o ideal é transformá-lo em alguém capaz de enxergar que os valores que regem o mundo podem e devem ser modificados.

Há muito o que ser estudado. Mas minha cabeça já produz uma série de relações muito interessantes. Não me assusto com as referências nem com o pré-conceito, por exemplo, que se pode ter de uma referência tal qual Batman. As coisas se entrecruzam justamente para que se chegue noutro lugar. Neste blog, ousarei abrir tudo. Expor cada caminho pelo qual estou me lançando e, naturalmente, sendo tragado.

Registro - hoje - aquilo que me parece o mais importante: o super-herói, a ópera e o épico.

\\