\\ Pesquise no Blog

sábado, 21 de dezembro de 2013

Mabel


1- 1992: Acidente de carro. Minha tia-avó tem o fêmur destroçado, minha mãe perde a memória. Só sabe proteger seu bebê, mesmo não tendo certeza se é seu.

 2- 1994: Homens invadem a casa de férias onde estamos hospedados. Fazem minha mãe de refém durante horas, roubam a arma do meu pai e todas as coisas de valor da casa. Meu pai desafia o poder e, mentindo, vai ao quarto onde estão as crianças pra ver se (ainda) está tudo bem.

 3- 2002: Meu pai vai embora de casa. Minha mãe entra em depressão profunda, me fazendo crescer da noite pro dia. A criança aprende a se virar, a ser sozinha. Entendo que a vida é isso.

4- 2006: Recebo uma ligação do meu irmão avisando que está indo embora pra Santa Catarina. Não da tempo de se despedir. Foi de propósito. Não bastasse a metade da minha família ter ido, me levaram o irmão. Durante anos choro todos os dias, sentindo um buraco vazio que nada é capaz de tampar.

 5- 2008: Minha tia-quase-mãe perde a luta contra o câncer. De uma forma brutal, acompanhamos o seu definhar. Mais uma vez, o universo tira de mim uma pessoa querida.

6- 2013: Minha mãe me entrega um envelope contendo cartas do ano de 1986. Ela e meu pai se comunicam da forma mais linda, delicada e atualmente extinta. Percebo que o amor já fez parte da minha família e deu origem a mim. Um sentimento indescritível de dor e emoção toma conta e escorre pelos meus olhos. Um dia pra nunca mais esquecer.

 7 - 2013: Nenhum acontecimento específico, mas todos ao mesmo tempo. Um ano de tanto aprendizado... não sei resumir em palavras o quanto me abriu os olhos e alterou a visão de mundo que eu tinha. Me sinto, enfim, preparada pra ser mãe.