\\ Pesquise no Blog

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

"O Estádio da Final da Copa do Mundo de 2014 - Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados"

A concepção original do estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, permite intervenções sem o comprometimento do existente. A fachada será preservada e, independente do ponto de observação, por fora o Maracanã permanecerá praticamente intacto. A cobertura é um dos principais elementos introduzidos, mas não trará impacto visual e não será possível avistá-la pelo lado de fora.

Estão sendo mantidos os três primeiros eixos estruturais. Ainda serão mantidas as circulações internas principais e sua relação com a estrutura existente, como pilares, pé-direito, aberturas etc. Por sua vez, todas as estruturas relacionadas aos serviços, como bares e sanitários, serão inteiramente novas e seguirão os mais altos padrões.



Nas arquibancadas, novas estruturas estão sendo projetadas para atender as condições ideais de visibilidade, segurança e conforto. Partes das arquibancadas norte e sul serão mantidas, bem como seu desenho elíptico característico. As tribunas principais nas laterais serão aproximadas ao campo de jogo em 13 metros, criando condição ideal de visibilidade.

Estão sendo criadas novas áreas de evento, lounges, camarotes e outros setores que poderão ser aproveitados para todos os tipos de eventos. As novas áreas de atletas, oficiais de jogo, delegados, camarins, etc, foram projetadas para abrigar com mais conforto e eficiência todas as necessidades para jogos e, também, shows e outros eventos.

A chegada ao estádio dará a sensação que o Maracanã praticamente não mudou. Uma vez dentro do estádio, ainda nas circulações principais, já será possível perceber o antigo com o novo funcionando em conjunto. E, por fim, ao chegar às arquibancadas, a grande revelação e a sensação de estar em um estádio inteiramente novo, mas moldado sobre o perfil do original.


Ficha técnicaArquitetos: Fernandes Arquitetos Associados
Ano: 2011
Tipo de projeto: Esportivo
Operação projetual: Reforma
Status: Construído
Materialidade: Concreto
Estrutura: Concreto e Aço
Localização: Rio de Janeiro, Brasil
Implantação no terreno: Isolado

Equipe

Responsável: Fernandes Arquitetos Associados
Cliente: Governo do Estado do Rio de Janeiro
Fonte: http://www.archdaily.com.br/br/01-63966/estadios-da-copa-2014-o-estadio-da-final-da-copa-do-mundo-de-2014-maracana-fernandes-arquitetos-associados

Nenhum comentário:

Postar um comentário